5.2.08

Efémera

Ephemeroptera, Angra do Heroísmo, Açores
Este é um caso de aproveitar o momento enquanto se pode. Os efemerópteros passam a maior parte da sua vida sob a forma de larvas em água doce. Tornam-se adultas por apenas umas horas a uns dias com o fim único de acasalar e, no caso das fêmeas, pôr os ovos. As suas larvas são muito usadas como indicadores do estado ambiental de habitats aquáticos.

4 comentários:

  1. Pedro: tenho uns bichinhos semelhantes a estes na minha cozinha. Não percebo de onde vêm, nem o que fazem (parecem estar totalmente imóveis). Acho que devem ser aparentados com estes devido à longa cauda (perdoe-me, sou uma leiga, não sei bem se se pode chamar cauda). Sucede que não moro em qualquer zona húmida. Tenho algumas plantas, mas na casa da minha mãe há muitas mais e nunca vi lá tal insecto. Recorda-se de algum semelhante?

    ResponderEliminar
  2. Se tiver duas caudas longas e asas desde tipo pode ser uma efémera. Quanto à zona húmida, até uma pequena zona com água todo o ano pode servir.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Pedro. Vou averiguar. Não sei se têm duas caudas. Uma - e longa - têm seguramente.

    ResponderEliminar
  4. Está esclarecido: são efémeras. Têm duas caudas (na que vi até eram separadas) e asas (as quais nunca tinha notado anteriormente). E também tenho na sala, onde só há dois vasos com plantas. Obrigada, Pedro :)

    ResponderEliminar