5.11.08

Osga

Monchique, Algarve
Será Tarentola? Ou Hemidactylus? Alguém sabe? Pelo que sei a melhor forma de distinguir é olhar prós dedos mas esqueci-me de os focar :)

10 comentários:

  1. Olá, na minha busca por descobrir o nome de uma aranha que encontrámos cá em casa (tem 5 pintinhas nas costas e nunca tinha visto uma igual) encontrei o seu blog e as suas fotos absolutamente magníficas. Agradeço esta página de beleza extraordinária. Se por acaso souber de um site onde possa descobrir o nome da aranha em questão, ajuda-me? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Se as pintas forem amarelas num abdómen preto é uma Uroctea durandi, inconfundível. Um site sempre útil é o www.aranhas.info

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro, obrigada, é mesmo a Uroctea durandi e fez a alegria do mais velho sempre interessado em saber como se chamam os diversos bichos que se encontram por aqui (vivemos no altenjeno e no campo) e a minha satisfação, já que a teia já conhecia, mas nunca antes a tinha visto. Infelizmente esta estava morta mas ficou conservada numa caixinha até descobrirmos o seu nome. Obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
  4. Nem imagino, mas ela é bem simpatica. Talvez no Anfibios e répteis consigas saber,
    http://anfibioserepteis.blogspot.com/

    tens um mimo lá no meu canto.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro, infelizmente não te posso ajudar! Cá no Norte só existe a Tarentola, e por isso não sei bem distingui-las! A bibliografia fala realmente das unhas dos dedos mas se não os focastes, não sei como a vais identificar agora!! De qualquer forma a foto está excelente! Parabéns pelo blogue!

    Abraço!


    e outro abraço para a Pandora!

    ResponderEliminar
  6. Fabulosa essa foto!

    Muitos Parabens!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22.11.08

    A mim parece-me que só tem unhas no 3º e 4º dedo, o que faria dela uma Tarentola mauritanica...
    De qualquer das maneiras acho especial piada aos àcaros entre os dedos (que são muito frequentes na espécie)...

    ResponderEliminar
  8. Fotos belíssimas!
    Parabéns!
    Um abraço,
    SR.

    ResponderEliminar
  9. Do ponto de vista fotográfico eu cá gosto mais de ter os olhos focados, mesmo tratando-se duma lagartixa :-) Os cientistas podem discordar à vontade... Uma bela foto, Pedro!

    ResponderEliminar