16.1.08

Risco de Extinção

Anapistula sp., Gruta do Fumo, Sesimbra
Apresento uma nova espécie de aranha cavernícola, do género Anapistula, família Symphytognathidae. Um grande nome para a mais pequena aranha Europeia com meio milímetro quando adulta. Esta foto foi tirada in situ, em condições no mínimo adversas com um fole, uma lente 50mm invertida e um bom trípé. Mesmo assim não saiu como queria, mas como as condições permitiram. Como curiosidade, esta espécie aparenta ser partenogénica, ou seja, não existem machos dando-se a reprodução através de "clonagem" das fêmeas. Ainda não se tem a certeza, mas pensa-se que esta espécie será descendente de alguma outra aranha que existisse à superfície quando autênticas florestas tropicais recobriam toda esta área, há milhares de anos. Com a vinda das grandes épocas glaciais, algumas destas pequenas aranhas podem-se ter refugiado no clima mais “temperado” das grutas e aí ficaram até hoje. Os seus parentes mais próximos conhecidos estão agora restritos à floresta tropical Africana.
Descoberta há dois anos por mero acaso em 3 grutas muito próximas no Sistema do Frade durante uma actividade do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, não só se trata de uma nova espécie para a ciência, como os critérios IUCN a classificam como “criticamente em perigo de extinção”. Os critérios foram pensados para vertebrados, mas são muitas vezes aplicados a invertebrados com as devidas reservas. No entanto, a verdade é que a área de distribuição potencial da espécie (que deve andar por apenas 2 km2) tem-se reduzido significativamente devido às pedreiras mais próximas. Infelizmente, todas as tentativas de um ano para obter uma autorização do ICN(B) e do PNA para estudar a espécie foram goradas, afinal de contas é apenas um "insecto", não se pode esperar grande interesse. Não quer dizer que esteja à espera disto, mas era razoável que estes pequenos seres fossem pelo menos considerados como parte da Natureza e da Biodiversidade. Um dia as mentalidades mudam, haja esperança. Entretanto, aqui fica o registo de mais uma espécie única no nosso país.

4 comentários:

  1. uma bela criatura... por mais pequena que seja merece o nosso respeito e merece ser preservada. não vale a pena gastar milhares na preservação do lince ibérico quando se desprezam outros seres vivos.
    parabéns pelo post...
    1 abraço,
    helder ribeiro
    http://trilhosemarcas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela informação detalhada e pela excelente foto, dadas as condições. Realmente o que é pequeno é muitas vezes descurado,a conservação não pode ser restrita a determinadas espécies, tem de ser global.

    ResponderEliminar
  3. É verddade, estas aranhas, por serem mais pequenas, não merecem menos respeito que as outras aranhas.
    Mas voçe já sabia que uma especia e aranha-viúva- negra está cá em Portugal.
    Se quiser saber mais sobre esta noticia das aranhas-viúvas-negras, visite o meu blog!!!

    ResponderEliminar