26.1.08

Macrothele

Macrothele calpeiana, Fonte Benémola, Algarve
Depois da mais pequena aranha europeia, endémica de Sesimbra, aqui fica a maior aranha europeia, possivelmente endémica do sul da Península Ibérica. Com um tamanho de corpo (excluindo patas) de até 4 cm, já mete respeito. É assim 500.000 vezes maior que a Anapistula sp. em volume. Curiosamente, um bicho deste tamanho foi descoberto pela primeira vez em Portugal apenas em Março de 2007 por um alemão em férias. Isto demonstra bem o pouco que se conhece deste grupo.
Esta é também a única aranha listada na Directiva Habitats, como tal a única espécie protegida em Portugal. Apesar de as listagens de invertebrados incluídos nestas listas parecerem ter sido feitas de forma verdadeiramente aleatória, pelo menos lembraram-se deles :)

9 comentários:

  1. olá, mais uma aranha descoberta, que bom!!!

    eu adoro aranhas e agora está por cá a maior aranha da Europa que mais parece uma tarântula!!!!!!

    visite o meu blog que também fala de aranhas!!!
    henrikossauros.

    ResponderEliminar
  2. bbllhhaaarrrkkk...
    câ nôoojjjooo... odeio aranhas!!! acho-as repelentas, horrorosas... Quando se movem com aqueles movimentos rápidos, então... fujo a sete pés...
    Mas juro que não as mato!! (até isso me faz impressão...)

    Desculpem!!... foi apenas um desabafo... uma reacção à foto...

    Mas acho muito bem que protejam as "pobre coitadas"!!

    ResponderEliminar
  3. Finalmente!...Infeliz e naturalmente o texto contem várias imprecisões.

    Esta aranha é conhecida desde meados dos anos oitenta como espécie endémica do sul da Península Ibérica.

    Classificada como pertencente à família das Theraphosidae(orthognatha portanto), a sua primeira (?) fotografia foi publicada na segunda edição de um livro sobre observação aracnológica - versão espanhola -, do qual possuo a primeira edição Inglesa, onde a macrothele não é referida.

    Neste momento não posso citar nenhuma destas referências bibliográficas, o que farei, espero que brevemente, assim que me voltarem a estar acessíveis.

    De memória posso citar o seguinte: era bastante maior do que o exemplar fotografado pelo Pedro Cardoso (7.5 cm de corpo) e possuia um par de fieiras de tamanho inusitado, (cerca de 2 cm), o que não consegui ver na fotografia em epígrafe, nem na sua ampliação.

    Agradeço que o Pedro nos possa esclarecer àcerca deste pormenor. O resto condiz.

    Cheguei a possuir uma, em cativeiro, mas juvenil (talvez 3 meses de idade) que um sobrinho meu e "assistente aracnológico" me trouxe do Pinhal arenoso que se estende de Monte-Gordo a V.R. de Sto António em 1986.

    Ainda a consegui manter cerca de 3 semanas em cativeiro, tendo comido um grilo pequeno. Morreu, julgo que devido à metodologia de captura utilizada pelo meu sobrinho, da qual não terá conseguido recuperar...Embora juvenil, como já referi, era uma miniatura perfeita - à escala - da fotografia que constava no livro.

    Assim que possuir as referências volto à carga. Sou o membro Joseph do site Aranhas Info e o meu mail é o seguinte, caso me queiram contactar:

    joseph6900@hotmail.com

    Por mera curiosidade (pois posso estar errado) no livro era denominada "macrothele capeltana" e não "calpeiana". E por aqui me fico, por ora.

    Saudações aracnológicas e um grande abraço ao Pedro.

    ResponderEliminar
  4. Olá Joseph,

    Está equivocado em alguns pontos:
    1) O estatuto de endémica não é certo, já foi colhida no Norte de África mas não se sabe se foi introdução.
    2) A família é Hexathelidae (também Orthognatha), não Theraphosidae: http://research.amnh.org/entomology/spiders/catalog/HEXATHELIDAE.html
    3)No livro que refere a Macrothele é mencionada apenas para Espanha, não Portugal
    4)Já vi bastantes Macrothele adultas tanto em Portugal como em Espanha e nenhuma tinha os 7.5 cm mencionados. Mas pode acontecer, se vir alguma diga que eu quero fotografá-la :)
    5)É possível que a sua de Monte Gordo seja uma Macrothele, mas a verdade é que nunca foi publicada essa referência. De certeza muitos agricultores a já tinham visto há séculos no Algarve. Mas a "descoberta" apenas é efectiva quando publicada, como deverá compreender. Daí a minha referência à primeira descoberta.
    6) As fieiras efectivamente longas na foto estão viradas para cima, confundem-se com o corpo escuro.
    7) M. calpetana é um erro, o nome certo é M. calpeiana.

    Cumprimentos e bem vindo ao mundo aracnológico ;)

    ResponderEliminar
  5. Espectáculo de aranha!! Gostava muito de a ver um dia :-).

    ResponderEliminar
  6. á cerca de 4 anos encontrei em genísio uma espécie de aranha com quase o dobro do tamanho dessa, completamente cinzenta e um pouco peludo , na orla de lameiros e carvalhos-negrais. POR ISSO NÃO ME PARECE QUE ESSA SEJA A MAIOR DA EUROPA ,o que me parece é que a biodiversidade portuguesa continua desconhecida. e pra terminar , mágnífica aranha essa!!!!

    ResponderEliminar
  7. Bom, uma aranha com 8 centímetros de corpo (sem patas) seria algo sem dúvida de registo. Com esse tamanho talvez só um theraphosidae, o que provavelmente seria uma fugida de cativeiro. Mas quem sabe?

    ResponderEliminar
  8. olá pedro.
    Peço desculpa pela minha reconhecida ignorancia mas...
    Eu penso que já vi uma dessas...esta aranha não faz o seu ninho ou(?)teia tipo funil em paredes velhas ou fendas?
    Eu tenho uma fobia desmensurada a aranhas,seja que tipo forem.Brinco com insectos,cobras,osgas,ratos mas aranhas...nem pensar,quando as encontro,a fobia deixa-me de tal forma angustiado mas não consigo evitar a terrivél curiosidade mórbida de brincar tipo ao "toca e foge " com elas...pancadas,sei lá.

    Já agora,sinta-se oficialmente convidado a visitar o meu blog,penso que és capaz de gostar.

    Nuno

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Sim, a teia é em funil e pode-se encontrar em fendas/paredes. Há outras aranhas que fazem teia similar, mas o bicho em si é bastante diferente.

    ResponderEliminar