15.2.08

Símbolo dos Açores?

Hortênsia (Hydrangea macrophylla), Terceira, Açores
A hortênsia é usada em tudo o que é folheto, cartaz publicitário ou imagem que queira representar os Açores no seu estado "natural". Surpreendentemente ou não, 99% dos turistas que visitam as ilhas (incluindo biólogos), não sabem que esta planta é não só introduzida como invasora! Originária do extremo oriente é plantada por tudo o que é estrada ou caminho nestas ilhas. Mesmo quem ache que a flôr é bonita não pode deixar de se perguntar porque razão esta planta do outro lado do mundo é usada como "símbolo" Açoriano. Tem tanta lógica como usar um koala num eucalipto para representar Portugal (pensando bem já estivemos mais longe disso). Não teremos outras opções?

4 comentários:

  1. Também na ilha da Madeira, a hortênsia já anda a galgar terreno pelo que já é invasora. Por cá temos um caso similar ao dos Açores: a estrelícia é considerada símbolo da Madeira, o que não tem lógica nenhuma porque também é introduzida.

    ResponderEliminar
  2. Excelente "questão" que levanta; por esta lógica dos nossos "operadores turísticos" também deveríamos usar a mimosa ou o chorão-das-praias em folhetos turísticos no continente.
    (A verdade é que já vi fotografias com mimosas em folhetos da Serra da Estrela e da zona do Marão).

    Pelo menos conseguiu-se que a "Festa da Mimosa" em Viana do Castelo mudasse de nome.

    ResponderEliminar
  3. eheh
    é assim há décadas....mas continua a ser uma excelente pergunta...só estranho que com tanto e tão bom trabalho produzido na área da botânica, nas ilhas, ainda não se tenha encontrado uma planta/flôr para substituir essa e sensibilidade da parte dos operadores/políticos/ responsáveis para adoptar um símbolo mais consistente com o estado actual de conhecimento e apet~encia pelas questões ambientais.
    E se há espécies endógenas e bonitas nos Açores...

    ResponderEliminar