22.9.10

John Muir Trail - Dia 0

Half Dome, Yosemite National Park, California, USA

John Muir Trail, o mais emblemático trilho de longa distância nos States e um dos mais famosos a nível mundial. Numa palavra, fabuloso. Apenas para aguçar a curiosidade, algumas estatísticas:
- 18 dias
- 380kms
- 28000 metros de desnível acumulado (sim, 14 kms verticais a subir, outro tanto a descer)
- 4424 metros de altitude máxima (Mount Whitney)
- Temperatura mínima: -7ºC (negativos)
- Peso da mochila com carga total: 18kgs
- KCalorias consumidas por dia: 1800/2000
- KCalorias gastas por dia: 3000/4000
- Peso no início: 67kgs
- Peso no fim: 64kgs
- 1000 fotos
- 2h de video

O dia 0, 22 de Agosto, foi passado a descansar, comer e ultimar preparativos em Yosemite Valley. Enfiar 18 kgs de tralha nas mochilas e mentalizar para o que aí vinha. Sim, porque no dia seguinte era sempre a subir, com a ascenção ao mítico Half Dome. Nervosismo e expectativa eram as palavras de ordem. Ainda vimos um urso :)
Algo de extaordinário para um fotógrafo da natureza foi ter oportunidade de visitar a galeria Ansel Adams, assistir à inauguração de uma exposição e, de noite, a uma palestra ao ar livre sobre Ansel Adams dada por um dos seus antigos assistentes. É fantástico ver como a fotografia da natureza nos Parques Nacionais é tida como uma parte fundamental na conservação da Natureza. Ansel Adams tem inclusivamente uma Wilderness Area, por onde passámos durante a caminhada, com o seu nome. Situação quase idêntica à de Portugal, hein?

3 comentários:

  1. Eh lá! Isto é de deixar qualquer um de água na boca! Espero que tenha corrido pelo melhor. Cumprimentos, Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com
    www.ibernatur.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tudo correu pelo melhor! Planeio escrever 18 posts com 18 fotos, um para cada dia, vamos a ver quanto tempo demoro...

    ResponderEliminar
  3. Grande! Como sempre. Fico á espera de mais!

    Um abraço amigo,
    João Bento

    ResponderEliminar