8.7.09

Pico

Vista nocturna do Piquinho (2351m), Pico, Açores
Tal como no caso da Caldeira de Santa Bárbara, a primeira vez que fui à montanha do Pico foi completamente à maluca. Desta vez acompanhado, vá lá, sempre éramos 2. Sabiamos que o caminho era sempre a subir, que devia dar para acampar lá dentro e tinhamos um mapa de estradas. Já chega de tanta informação :) Como subir desde os 1200m, onde acaba a estrada, é para "meninas", o plano era subir desde o nível do mar. Metemo-nos num barco desde Angra até São Roque do Pico. Aí dormimos no parque de campismo. 7 da manhã, mochilas às costas, sempre a subir. Enganos pelo caminho, vários. Tanto que chegámos à base do cone vulcânico a 1200m ao fim de umas 6 horas a andar por estrada e já o cansaço era muito... Devia haver um caminho pedestre para quem quisesse subir desde o mar. Mas adiante, finalmente estávamos no início da verdadeira subida, com indicações dadas por uns postes ocasionais. Infelizmente o nevoeiro era tanto que só viamos os postes quando e se esbarrássemos com eles :/ Mas o caminho até estava bastante pisoteado, com alguma experiência de caminhada conseguimos subir sem grandes enganos. Ao fim de mais umas 2/3 horas chegamos ao topo da cratera. Por momentos o nevoeiro permite vê-la na quase totalidade. Que vista! Subimos assim tanto que atingimos a lua!? Descemos, mortos de cansaço, para o seu interior, rapidamente descobrimos um sitio perfeito para a tenda, com areia vulcânica e aquecimento central dado por uma fumarola. Só no dia seguinte subimos ao topo, o Piquinho, um "pequeno" cone vulcânico com 80m de altura no interior da cratera. Assistimos ao nascer do sol...
Já lá voltei mais vezes. Uma vez subindo outra vez do nível do mar, desta vez da Madalena. Outra de inverno, com gelo a recobrir completamente a cratera. Uma de noite, depois de uma viagem de semi-rígido com ondas enormes desde Angra. Uma vez subindo e descendo no mesmo dia. Mais uma para tirar fotos nocturnas. Uma pessoa não se cansa de subir à lua :)

2 comentários:

  1. Boas, Pedro.
    Gosto dessas experiências sempre gratificantes e gosto da foto. Só não entendo se a foto é mesmo do Piquinho ou do Pico. Tenho de ir aí um dia destes para umas fotos nocturnas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    É mesmo o Piquinho, foto tirada desde a cratera, mesmo ao pé de onde tinhamos a tenda. Aproveitei uma aberta no tempo que durou cerca de uma hora, antes e depois só nuvens a cobrir tudo.
    Abraço.

    ResponderEliminar